Janeiro
2024

Prefeitura de Sarandi segue com a retirada de 500 tocos mapeados pelo Plano Municipal de Arborização; previsão é alcançar 3 mil remoções

A remoção de tocos está entre os trabalhos realizados pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de forma prioritária e contínua. No momento, cerca de 500 tocos estão em processo de retirada ou já concluído, na previsão de executar cerca de 3 mil intervenções até final do ano. O trabalho foi iniciado no Jardim Independência, considerando a expressiva demanda na região.

O trabalho segue cronograma previsto no Plano Municipal de Arborização, que mapeou cerca de 3 mil endereços com presença de tocos, deixados após retirada de árvores. Importante destacar que o processo implica no plantio de muda no local, o que será feito conforme a possibilidade do Meio Ambiente, cujo trabalho prioriza o replantio dê a manutenção da arborização. O plantio de espécies próprias para a área urbana também tem sido prioridade. "Saliento que é a primeira vez na história da cidade que esse serviço é feito, demonstrando o compromisso da gestão em manter a arborização da cidade", disse o secretário Flávio Silva.

No entanto, como explica o secretário do Meio Ambiente, Flávio Silva, caso o morador tenha pressa no plantio ou replantio, pode solicitar gratuitamente muda junto à pasta, recebendo as devidas instruções. “Sarandi é o único município da região que doa mudas de árvores para a população”, afirma. Aliás, ações de doações de mudas e sementes são feitas com frequência, especialmente em datas como Dia da Árvore.

Anexos Lei 2117.2014