Procon e IPEM realizam fiscalizações em Sarandi

A ação conjunta entre os órgãos Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), foi realizada com o objetivo de fiscalizar os postos de combustíveis do município.

Por parte do IPEM, as averiguações se deram em torno de questões técnicas nas bombas de combustíveis conforme determinações do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Os fiscais verificaram a quantidade de combustível constante no visor e também a quantidade de produto que saiu pela mangueira.

Já por parte do Procon, o trabalho foi no sentido de fiscalizar itens como, por exemplo, a validade dos produtos comercializados. Em um dos estabelecimentos, o fiscal encontrou um aditivo vencido desde 2015, além de outros produtos para veículos fora do prazo de validade. Na loja de conveniência, alimentos também estavam com a validade vencida. Os artigos vencidos são impróprios para a revenda e o comerciante deve descartá-los.

O Procon verificou a regularidade de outros itens como: a emissão de notas fiscais e cupons com as informações devidas; a correta exibição do preço dos combustíveis em local de fácil visualização; a disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local acessível; a correta rotulação dos produtos comercializados; informação a respeito dos distribuidores nas bombas de combustível; informações sobre consumo de bebidas alcoólicas nas dependências dos postos, que é proibida por lei; bem como averiguando a disponibilidade de funcionários para realizar a qualquer hora o teste gratuito da “proveta” (todo posto deve disponibilizar para qualquer cliente que solicitar, a qualquer momento, a análise da porcentagem de etanol misturado a gasolina).

Em relação ao combustível, nenhuma irregularidade substancial foi encontrada nos locais, por ambos os órgãos fiscalizadores.

O Procon de Sarandi está localizado na Rua Casto Alves, 952, Jardim Independência, com funcionamento das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00. O contato também pode ser feito através dos telefones 3042-3115/3126-9506/3126-9508 ou 3126-910.

Anexos Lei 2117.2014

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)