2023

Procon Sarandi segue com fiscalização e orientação em bancos e supermercados sobre atendimentos prioritários

Fiscais do Procon Sarandi iniciaram no último dia 30 trabalho e orientação e fiscalização em agências bancárias e supermercados sobre atendimento prioritário a idosos, gestantes, deficientes, autistas, lactantes, entre outros públicos que exigem atenção especial dos estabelecimentos.

Cuidados adicionais devem ser adotados também em relação aos super idosos com 80 anos ou mais, que são ‘prioridade das prioridades’. O trabalho segue para verificar o cumprimento das legislações municipal, estadual e federal como parte da rotina do órgão de fazer valer os direitos dos consumidores.

“A orientação alcança gerentes ou seus prepostos e, em casos de descumprimento da legislação, é emitida notificação para a adequação. Trabalho do gênero, incluindo outras exigências previstas na lei e convergentes com a defesa do consumidor, segue como nossa rotina”, afirma o coordenador do Procon Sarandi, Lucas Dornellos.

O trabalho foi intensificado em função do aumento de fluxo de pessoas nos estabelecimentos nesse período, considerando as atividades de final de ano. Vale destacar Lei Municipal de 2018, cuja ampliação da abrangência foi recentemente publicada, garantindo atendimento prioritário às pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) é emitido de forma gratuita pelo site: www.carteiradoautista.pr.gov.br.  O documento digital facilita a identificação e a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

SERVIÇO

O PROCON Sarandi está à disposição na Rua Castro Alves, nº 952, Jd. Independência, em Sarandi, ou pelo Fone: (44) 3126-9508 das 8h às 11h e das 13h às 17h; ou e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Anexos Lei 2117.2014