Agosto
2023

Substituição de canos de distribuição de água por bitolas mais largas atende aumento do consumo

A Prefeitura de Sarandi, por meio da autarquia Águas de Sarandi, segue com investimentos em saneamento básico, não só ampliando a rede de esgoto, como também readequando o sistema de abastecimento de água, com a troca de canos estreitos por bitolas mais largas, o que garante mais volume transportado. Chegou a vez do Independência 3ª Parte e bairros do entorno, como Jardins do Parque, Ouro Preto, Escala, Jalmar e Casa da Família. Na região, o município investe cerca de R$ 1 milhão.

A substituição de canos vai alcançar 24 mil metros lineares e representa investimentos de cerca de R$ 1 milhão. Mais de 1,5 mil ligações de água serão readequadas, atendendo 5 mil pessoas. As trocas envolvem bitolas de 20 milímetros por canos de 50 a 100 milímetros. Mais de 100 km de rede de distribuição tiveram canos de bitola estreita trocadas por sistema mais robusto, seguro e maior vazão. Construção de cinco novos reservatórios aumentou para mais de cinco milhões a capacidade de armazenamento.

“Temos aplicado amplo projeto de reforço, ampliação e modernização da infraestrutura urbana, o que inclui pavimentação, rede de esgoto e importantes melhorias no sistema de distribuição de água”, afirma o prefeito Walter Volpato. O prefeito lembra que o crescimento demográfico da cidade, com ocupação mais intensa do espaço urbano, criou gargalos no sistema de distribuição de água, sobrecarregando a rede e causando eventuais desabastecimento com aumento do consumo.

A autarquia Águas de Sarandi, que coordena o sistema municipal, segue investindo em modernização de toda a infraestrutura de distribuição e já projetando avanços. Aquisição de gerador móvel para manter fornecimento em situações de falta de energia, combate às perdas de água no processo de distribuição com informatização dos sistemas de controle e ampliação do número de colaboradores via concurso estão entre as medidas já em andamento. Aliás, concurso, já com inscrições encerradas, entra na fase de provas.

Anexos Lei 2117.2014