APAC será implantada em Sarandi

Na manhã do último sábado (8), foi realizada uma audiência pública, com a finalidade de apresentar a implantação de um projeto que atua na ressocialização dos presos. É a chamada APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), uma instituição sem fins lucrativos que se dedica na recuperação e reintegração social dos condenados, sem deixar de lado a finalidade punitiva da pena. Um método inovador, que tem trazido excelentes resultados. A cada 100 presos que saí de uma penitenciária comum, 86 cometem novos crimes. Já na APAC, a cada 100 presos, apenas 05 voltam para a criminalidade. E tudo isso, com um custo que surpreende. Enquanto que no sistema convencional o Estado gasta 04 salários mínimos, na APAC o preso custa em média, 01 salário e meio. As vantagens chamaram a atenção da Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal de Sarandi, Dra. Vanyelza Mesquita Bueno. "Eu estava desanimada porque o índice de reincidência ao crime era muito alto, então pesquisei sobre esse método e senti que este é o caminho para a nossa cidade”, explicou a Juíza. A primeira APAC a ser implantada no Paraná foi na cidade Barracão, no sudoeste do estado. Atualmente 47 cidades do estado estão em fase de implantação deste sistema. Na APAC, não existem algemas, armas e agentes penitenciários. O método reeduca os recuperandos, que trabalham dentro da unidade mantendo a limpeza, organização do espaço e alimentação. Além disso, existe uma assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica que dá suporte para que, se transformem em cidadãos de bem, reduzindo assim, a violência dentro e fora dos presídios. A prefeitura reconhece a importância do projeto e liberou um terreno de três mil metros quadrados, para a construção da sede. "O que estiver ao meu alcance, nós vamos apoiar”, disse o Prefeito, Walter Volpato. A juíza de direito que implantou esse sistema em Barracão está otimista, com a implantação da APAC em Sarandi. "Eu sou testemunha ocular, os presos se arrependem, mudam de vida e saem da APAC depois de cumprirem a pena, mas saem de lá pessoas trabalhadoras.", Relatou a juíza Branca Bernadi. Ela afirma que em 04 anos de APAC em Barracão, 139 presos voltaram para a sociedade recuperada e 137 não cometeram mais crimes. Entre os convidados esteve presente o Deputado Estadual, Evandro Araújo (PSC) que apóia a causa e disse que vai tentar trazer recursos para a construção da sede “Vamos buscar recursos para que a APAC seja realidade em Sarandi”, ressaltou o Deputado. Conheça os voluntários eleitos que farão parte da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da APAC de Sarandi. Presidente: Lucia Volpato; Vice-Presidente: Cinthya Gimenes Lopes; Primeiro Secretário: Caio César Cristovam; Segunda Secretária: Juliana Tonon Martins; Primeira Tesoureira: Ivanir Alves Luiz; Segunda Tesoureira: Matilde Fernandes da Braza; Diretor do Patrimônio: Marcos Antônio Calvo; Consultora Jurídica: Andréia Stella Martinez. Integrantes do Conselho Fiscal: Ana Carla Nunes Volpato, Tainara Alves Botaro e Marcus Vinícius Petruco. “A filosofia da APAC é “matar o criminoso e salvar o homem” e para isso, precisamos dar condições para que o condenado se recupere e consiga voltar à sociedade, de maneira que ele não volte a cometer mais crimes”, explicou a Presidente Lúcia Volpato.

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)

Edital da Audiência Pública - PLOA 2025