2024

Prefeitura de Sarandi realizada ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite neste sábado, 8, das 8 às 15h

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 8, o ‘Dia D’ de vacinação contra poliomielite. Quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) participarão da mobilização, sendo elas: UBS Aurora, Flores, Independência e Monte Rey. O serviço será disponibilizado das 8h às 15h. Todas as crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem se vacinar. Outros imunizantes também estarão disponíveis para aplicação. A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde.

A campanha foi iniciada no dia 27 de maio, onde todas as UBS da cidade passaram a realizar a vacinação contra a doença, com exceção da unidade Vale Azul, que oferece o serviço todas as quartas. Os imunizantes disponíveis são a vacina injetável (VIP), e a vacina oral (VOP). As três primeiras doses são feitas com a VIP, por ter o vírus inativado e, as demais, feitas com a vacina oral (VOP), composta pelo vírus enfraquecido. Crianças que não tenham recebido as primeiras doses da vacina injetável, não devem receber a vacina oral.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa transmitida, geralmente, por meio da boca, a partir do contato direto com fezes contaminadas ou até mesmo por água e alimentos contaminados pelas fezes. Inicialmente o poliovírus se multiplica na boca, garganta e intestino. Em seguida, após agravamento, vai para a corrente sanguínea e, em alguns casos, atinge o sistema nervoso, podendo causar paralisia de membros inferiores e alterações motoras na criança.