Junho
2024

Reunião discute detalhes e avança para a realização da 1ª Caminhada da Natureza em Sarandi

Empresários, agricultores, representantes de instituições estaduais e servidores municipais se reuniram no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sarandi para tratar da organização da 1ª Caminhada da Natureza no município. O projeto, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e executado em parceria com as prefeituras, injetou, de janeiro a outubro de 2023, R$ 1,2 milhão na economia dos municípios, fomentando a geração de renda para a agricultura familiar e o desenvolvimento do turismo rural.

"As Caminhadas na Natureza existem desde 2007 como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab). Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade", conforme define matéria veiculada na Agência Estadual de Notícias. Ainda segundo o site, atualmente 1.289 famílias estão envolvidas nas atividades. O projeto está presente em 68 municípios do Estado. A região de Curitiba é a que tem o maior número de caminhadas, com 29. Em seguida vem Campo Mourão, no Centro-Oeste, com onze circuitos, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com dez.

Sarandi iniciou as tratativas e para realizar o evento no município, com previsão inicial da 1ª Caminhada da Natureza ser realizada em julho, a partir da definição do roteiro, em fase de discussão com os agentes envolvidos. De acordo com dados do IDR,cada caminhante gasta, em média, R$ 25,58 com a compra de produtos ou serviços. Mas essa despesa varia de acordo com a região. Em União da Vitória, os gastos chegam a R$ 63,55. Em Laranjeiras do Sul, R$55,31 e Cascavel, R$53,92 por caminhante. Quando se analisa a renda média gerada por família, a região de Ivaiporã está à frente, com um valor de R$ 2.160,01. Cascavel e Curitiba vêm a seguir com R$ 1.793,46 e R$ 1.640,72, respectivamente.

Portanto, o objetivo é criar uma opção de renda extra para comunidades rurais, potencializando também a economia das cidades onde a caminhada acontece, o que justifica a mobilização da Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em realizar o evento no município. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Estigarribia coordenou a reunião da qual participaram José Sérgio Righetti, Daniele Bertaglia, Oledice Saraiva e Flávio José (pelo IDR); o agricultor Paulo Volpato, os empresários Emiliano Cunha e Carlos Francisco Calaes; o marceneiro Paulo Rico, Paulo Vicente, chefe da Divisão de Agricultura e Pecuária, Sara Godoi, diretora de Agricultura, Grece Bravim, chefe da Divisão de Turismo, Elisângela Minhoz, coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Cláudio Galleti, jornalista da Amusep.