2023

Com divulgação de logotipo dos 42 anos, Sarandi inicia comemoração de aniversário em ritmo de desenvolvimento

A Prefeitura de Sarandi entra no mês de comemoração dos seus 42 anos e divulgação de logomarca alusiva ao aniversário propõe conexão. A partir de hoje, uma série de ações de comunicação buscarão aproximar do cidadão de uma cidade em transformação, que avança com investimentos em infraestrutura, educação, saúde, segurança, entre outras áreas, para gerar desenvolvimento e qualidade de vida.

Nos últimos anos, Sarandi buscou reorganizar o espaço urbano para promover ocupação demográfica orientada e, assim, proporcionar mais qualidade de vida. Na prática, atualizou o Plano Diretor dentro das exigências do Estatuto da Cidade para que o adensamento populacional ocorra segundo parâmetros de controle, fundamental para a aplicação de modelo de gestão mais eficiente e resolutivo.

Esses ajustes foram fundamentais até para suportar os resultados dos investimentos em infraestrutura urbana, como a instalação de rede de esgoto, etapa fundamental para permitir a verticalização de moradias. A dependência de fossas não permitia a construção de prédios na cidade. Lembrando que, em 2017, no primeiro ano do mandato do prefeito Walter Volpato, a rede de esgoto alcançava 7% da cidade. Hoje cobre mais de 80%.

Sarandi, o quarto menor município em área do Paraná e posicionado entre as 20 maiores cidades do Paraná, com população estimada pelo último censo em 118,5 habitantes, vai se redesenhando em diversos aspectos. A mobilidade e a saneamento protagonizam os investimentos com números que valorizam essa prioridade. Primeiro, a rede coletora de esgoto, que avança para acabar com as 55 mil fossas sépticas.

Depois, os investimentos na rede de distribuição de água. A frequente escassez nas torneiras verificados no início da gestão está sendo corrigida com investimentos na troca da tubulação por bitolas mais largas. Com o crescimento da cidade e o adensamento populacional, o consumo aumentos em determinados bairros e o sistema de distribuição, com canos finos, não suportava a demanda.

Além disso, os reservatórios foram redimensionados em volume de armazenamento e construído cinco novas estruturas com capacidade para mais de 5 milhões de litros. Um novo centro administrativo foi construído para a Águas de Sarandi, autarquia que gerencia o sistema em Sarandi, com investimentos em tecnologia para garantir ao cidadão atendimento mais rápido e eficiente.

Anexos Lei 2116.2014