2023

Sarandi segue com investimentos contínuos em infraestrutura, segurança, saúde e qualidade de vida

Asfalto também se posiciona como prioridade desde o primeiro ano de mandato do prefeito Walter Volpato. Eram 13 bairros sem asfalto em janeiro de 2017 e a administração caminha para finalizar os últimos 3, com obras em andamento e próximas da conclusão. A implantação de rede de drenagem na avenida Borsari Neto, também na fase final, acabou com histórico problema de alagamento ao longo de toda a via.

A pavimentação da estrada Jaguaruna, reivindicada desde a década de 1970, foi finalizada e já está em uso. A via, de 4,5 km, liga o Vale Azul a Sarandi e nela será implantada ciclofaixa e posteriormente iluminada. A obra revitaliza toda uma região e valoriza a mobilidade, tão necessária para crescimento da cidade. Nesse contexto, importante destacar ainda a construção do novo paço e dos viadutos sobre a BR-376.

O investimento de R$ 23 milhões no novo paço municipal vai proporcionar a construção de prédio moderno, com 6 mil metros quadrados divididos em quatro pavimentos de 1,5 mil metros quadrados cada um. Ao concentrar as secretarias e outros órgãos da administração municipal num único espaço, a economia mensal com aluguéis será de R$ 150 mil/mês, acumulando R$ 1,8 milhão/ano.

A construção de viadutos sobre a BR-376 vai reconectar a cidade, hoje dividida pela rodovia. O projeto, de R$ 36,8 milhões, será representativo de marco importante na modernização da cidade. O rebaixamento de 700 metros de trecho da rodovia que corta o município reforçou a divisão da cidade ao estabelecer apenas duas conexões entre as zonas sul e norte, concentrando fluxo de veículos e reduzindo a mobilidade.

A Prefeitura também investe em segurança, com aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal, aquisição de novos uniformes, viaturas e armamentos e está em fase de projeto o novo quartel para instituição. Sarandi também doou terreno para a futura construção do quartel do Batalhão Metropolitano da Polícia Militar. O município também busca transformar o distrito da Polícia Civil em Subdivisão Policial.

Na área de saúde, será implantada mais 4 Unidades Básicas de Saúde, ampliado o número de médicos via programa Mais Médico, contratação direta e concurso público. Na educação, aquisição de vagas na da iniciativa privada tem atendido a demanda e construção de novo CMEI, novas salas de aula e reformas reforça compromisso da gestão Walter Volpato com a educação.

Anexos Lei 2116.2014