2023

Com nova plataforma, Procon estabelece canal mais rápido de reclamações entre consumidor e empresa

Um novo canal de comunicação entre o consumidor e empresas já está ativo, como resultado de esforço para agilizar a solução de conflitos via mediação entre as partes por meio digital. O serviço público consumidor.gov.br permite que o consumidor registre a reclamação online e acompanhe os desdobramentos do processo. O Procon de Sarandi está integrado à plataforma.

Como a adesão à plataforma é voluntária, o consumidor deve verificar se a empresa reclamada fez a adesão, o que pode ser feito em aba de fácil acesso no sistema. O Fórum dos Procons do Paraná estima que mais de 1000 empresas já estejam integradas à plataforma, lançada no último dia 26 e em fase de divulgação em todo o estado.

Além da plataforma, o cidadão pode fazer sua reclamação pelo site www.consumidor.gov.br. A partir do registro da queixa, inicia-se, inicia-se a contagem do prazo para manifestação da empresa. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem da resposta final.

Após a manifestação da empresa, é garantido ao consumidor o recurso de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como 'Resolvida' ou 'Não Resolvida’, e ainda indicar o nível de satisfação com o atendimento recebido. O processo refina as relações entre consumidor e empresa, estabelecendo sintonia fina na compreensão do problema e da solução.

O coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, o consumidor.gov.br pode ainda auxiliar o consumidor antes dele fazer uma contratação, pois é possível consultar as empresas reclamadas, índice de solução das demandas, prazo médio de resposta e percentual de satisfação dos consumidores.

Anexos Lei 2116.2014