Setembro
2023

Emoção marcou noite de formatura do Proerd, curso de resistência às drogas e violência formou 1,3 mil alunos

A segunda noite da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), realizada no Ginásio Tancredo Neves, nesta quinta, 31, superou os limites da formalidade e avançou para a celebração de um momento único, marcado pela alegria e emoção. Foi uma noite inesquecível como bem demonstraram inúmeras expressões de participação e integração, valorizando a rigorosa e caprichada organização do evento, feita pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar.

A formatura do Proerd foi dividida em duas noites para alcançar 1,3 mil alunos, do 5º ano (10 a 11 anos), das 17 unidades de ensino municipal. O curso funciona por meio de parceria entre o governo estadual e o município, que fornece camisetas, livros e diplomas. Os encontros com alunos são semanais, com uma hora de duração. Ao longo do curso foram realizados 10 encontros. Em Sarandi as escolas são divididas entre setor norte e sul, dividindo as escolas por blocos. A cada três meses, um bloco de escolas é finalizado, e outro é iniciado.

A formatura marca momento importante, que não converge apenas pelo ato formal de diplomação, mas também proporciona interação entre alunos, pais, convidados e, especialmente, instrutores do programa. Nesse contexto, destaca-se também a participação de professores que se confraternizam num ambiente de alegria, com premiação de alunos e sorteios. Foi assim nas duas noites de formatura do programa, há 10 anos desenvolvido no município. O Proerd existe há 40 anos e está presente em mais de 50 países.

“Mais uma noite emocionante, que marca etapa importante na vida dessas crianças que, daqui a pouco, chegam a adolescência como cidadãos que adquiriram as informações e os conhecimentos necessários para se manter longe das drogas e da violência. O que vemos aqui hoje é a celebração de um momento importante, que se repete a cada ciclo para reafirmar nosso compromisso com a paz e a construção de uma sociedade mais harmônica”, disse Wlademir Garbúggio, o prefeito em exercício

Anexos Lei 2116.2014