2023

Formatura do Proerd reforça combate às drogas, fortalece a cidadania e promove a harmonia social

A primeira noite de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), realizada nesta quarta, 30, no Ginásio Tancredo Neves, em Sarandi, reuniu mais de mil pessoas, 650 delas estudantes da rede municipal de ensino. O evento foi organizado pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Polícia Militar, que desenvolve o projeto nas escolas. A segunda turma do Proerd se forma nesta quinta, 31, e marca os 10 anos do programa em Sarandi.

“O Proerd é o maior programa de combate às drogas e à violência no mundo. E erguemos essa bandeira aqui em Sarandi, envolvendo as crianças para celebrar a paz e fortalecer a cidadania, fundamental para promover a harmonia social”, disse o prefeito em exercício, Wlademir Garbúggio. Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanquim, vereadores, secretários municipais e o comando da Polícia Militar.

O modelo de programa aplicado nas escolas municipais do país é inspirado em iniciativa nascida nos Estados Unidos há 40 anos e hoje desenvolvido em mais de 50 países. O Proerd promove curso ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades. Os alunos aprendem a se manter longe de más companhias, evitar a violência e resistir às pressões diretas ou indiretas para o contato com drogas.

A formatura foi dividida em duas noites para alcançar 1,3 mil estudantes. Participaram da primeira noite as escolas Cecília Meirelles, Machado de Assis, Massami Koga, Mauro Padilha, Mercedez Romero, Olinda Dias Pereira, Sagrada Família e Yoshio Hayashi, integrantes do setor norte do programa. A formatura do setor sul será realizada na noite desta quinta, 31, com as escolas Ayres Aniceto, Criança Esperança, Gabriel Sampaio, José Polo, Padre Anchieta, Darci Mochi, Paulo freire, São Francisco e Tisuro Tisuji.

A exemplo do que ocorreu ontem, a noite será festiva dentro do ginásio decorado com capricho e cuidado pelos servidores da Secretaria de Educação, pasta coordenada por Antonio Del Nero. No roteiro, recepção dos convidados pelo leão Daren, mascote do programa, show com a banda da PM, com direito a hino do Proerd, premiação de redações e sorteio de bicicletas. Com cerca de 90 minutos de duração, a cerimônia é marcada pela emoção de pais, alunos e professores

Anexos Lei 2116.2014