Novembro
2023

Forças de segurança de Sarandi se mobilizam contra furto de fiações para prender ladrões e identificar receptadores

Instalações públicas de Sarandi, a exemplo do que ocorre em outras cidades da região, seguem sendo vítimas de furtos de fiação elétrica. Na noite desta segunda, a Praça Ipiranga amanheceu às escuras e logo foi constatado furto dos fios das diversas luminárias existentes no local. Lembrando que na praça está a Igreja matriz Nossa Senhora das Graças.

Apesar das recorrentes ações das forças de segurança locais contra especialmente esse tipo de delito, os furtos continuam a desafiar a pedir medidas mais rigorosas e contínuas. O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, pretende reunir o comando das polícias Civil e Militar e, em parceria com a Guarda Civil Municipal, retomar operação contra furto e receptação.

Mobilização de força de segurança são organizadas com alguma frequência para identificar criminosos nas duas pontas (furto e receptação) com resultados positivos. Fiscalização e busca de materiais em estabelecimentos comerciais, como ferro velhos, tem dado resultado com a localização de ficção e até máquinas para descascar fios e facilitar comércio.

O furto de fiação de estabelecimentos públicos e privados não provocam apenas prejuízos financeiros, como em muitos casos danificam equipamentos exigem investimentos para recuperação. No caso de furtos em unidades de ensino, saúde ou poços artesianos, os prejuízos são ainda maiores, ao deixar crianças sem aulas ou pessoas sem atendimento médico.

“A conclusão é simples: quem furta vende e, portanto, tem comprador. Então, vamos apertar o cerco nas duas pontas, reforçando a prevenção e buscando o receptador. Junto com as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Municipal, vamos realizar novas operações para fechar o cerco contra esses criminosos”, afirma o prefeito Walter Volpato.

Anexos Lei 2116.2014