Novembro
2023

Saúde de Sarandi, em parceria com Cisamusep, avança em qualificação profissional na área de saúde mental

A Secretaria Municipal de Saúde, de Sarandi, segue com avanços na qualificação profissional, cumprindo rigorosa agenda para proporcionar conhecimentos cada vez mais pontuais e refinados de suas equipes multifuncionais. A propósito do cumprimento dessa meta, equipes da secretaria participaram de evento em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisamusep), que reúne municípios da região, relativo ao matriciamento de saúde mental.

O temo de aparente complicação se refere a produção de saúde em duas ou mais equipes para promover mais eficiência em intervenções pedagógica-terapêuticas. “Nossa compreensão é da necessidade constante não apenas em equipamentos, infraestrutura e recursos humanos, mas também em treinamento e capacitação. Tudo isso para que a gente cumpra a missão essencial da pasta: atender as pessoas com excelência”, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.

A psiquiatra Mariagda Paula de Souza Buzo e a psicóloga Carolina Borges Capristo apresentaram instrumentos para identificação de sinais e sintomas de eventuais problemas mentais em níveis distintos de compreensão, de forma que seja adotada medidas convergentes com prevenção e tratamento. Foram convidados a participar da reunião Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiras, médicos, farmacêuticos, psicólogos e assistentes sociais.

“O aspecto prático do treinamento, com atendimento de pacientes com a participação efetiva dos participantes, permitiu compreensão mais refinada sobre os sintomas, hipóteses diagnósticas e opções medicamentosas”, explica Márcio Manoel, acrescentando que a área de saúde é especialmente exigente em conhecimentos e protocolos. “Portanto, agregar informação é sempre fundamental na área”, conclui.

Anexos Lei 2116.2014