2024

Lançamento do ‘Selo Escola Amiga do Meio Ambiente’ reuniu 130 alunos da rede municipal de ensino.

Na manhã desta quinta, 6, alunos das escolas municipais lotaram as arquibancadas da Casa da Cultura para o lançamento do ‘Selo Escola Amiga do Meio Ambiente’, promovido pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação. A ação marca o início da campanha de coleta de materiais eletrônicos e recicláveis. Entre instituições públicas e privadas, 19 instituições participarão, movimentando mais de 7 mil crianças e seus familiares na captação e destinação correta destes materiais. .

O evento contou com a presença do prefeito Walter Volpato, do vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, do presidente da Câmara de Vereadores, Eunildo Zanchin, do vereador Balako, do secretário de Saneamento e Meio Ambiente, Flávio Silva, do secretário de Educação, Antônio Del Nero, e do presidente da Associação dos Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Sarandi e Região (Ampec), Aristides Mossambani. Durante cerimonial, foram pontuados os avanços em relação ao meio ambiente durante a atual gestão. “Cuidar do meio ambiente também é um compromisso nosso. Por meio da aquisição de equipamentos, construção de Ecopontos e demais ações, reforçamos a importância de ações como esta”, afirma o prefeito.

O evento contou com palestra de Marco Ortega, que falou sobre o Catador Eletrônico, solução tecnológica para descarte correto de materiais eletrônicos. Durante a fala, por meio de imagens e ilustrações,  Marco pontuou informações importantes no processo de conscientização das crianças sobre o assunto.

“Todo esse lixo que é produzido, e muitas vezes descartado de forma incorreta, é produzido por nós. Desta forma, cada um tem um papel fundamental na construção de um mundo melhor’’. Além disso, cada escola levou sacolas específicas para serem usadas no descarte de materiais recicláveis.

A coleta dos materiais nas instituições será feita de forma periódica pela cooperativa responsável pelo serviço no município. Assim como as coletas, também serão feitas pesagens periódicas, atualizando, mensalmente, o ranking de arrecadamento entre as escolas. A intenção é que, a cada atualização, as três escolas que estiverem liderando sejam levadas para um dia de parque, com a realização de atividades.  Ao fim da ação, no mês de setembro, será feita pesagem final, para revelação dos vencedores. As três primeiras colocadas receberão o Selo e, para a escola que ficar em primeiro lugar, premios chegam a 5 mil reais .

Após a coleta e pesagem, os materiais serão encaminhados para empresa especializada para a realização da logística reversa - processo de coleta, transporte, reciclagem ou descarte adequado de materiais após o consumo.

Anexos Lei 2116.2014