Julho
2023

Prefeito fala em avanços e descreve investimentos em Encontro Pedagógico que marca reinício do calendário escolar

No encerramento do Encontro Pedagógico, realizado nos últimos dois dias pela Secretaria de Educação de Sarandi para marcar o reinício do segundo semestre do ano letivo, o prefeito Walter Volpato definiu os educadores como ‘heróis’. Justificou a referência evocando os desafios enfrentados pelos professores em sala de aula, a quem cabe ensinar, não educar.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, o secretário de Educação, Antonio Del Nero, o presidente da Câmara, Eunildo Zanchim, o vereador Gilberto Messias de Pina, o Gil, e cerca de 600 servidores e servidoras. Os encontros, realizados em dois turnos segunda e terça, contemplaram cerca de 2,5 mil profissionais da área de educação.

“Sabemos que falta muita coisa, mas temos avançado graças ao esforço individual que promove resultados coletivos. A gente corre atrás de recursos financeiros para apressar as conquistas e construir um ambiente escolar qualificado para servidores e, principalmente, crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

Volpato lembrou que estão projetadas mais quatro creches e a construção de quarenta novas salas de aula. Destacou o crescimento da cidade, que cravou 118,5 mil pessoas no censo, o que posiciona a cidade entre as 20 maiores concentrações urbanas do Paraná, a frente, por exemplo, de Cianorte e Campo Mourão.

Reconheceu que o crescimento de quase 45% em relação ao último censo, um dos maiores do país, criou demandas relevantes no contexto da infraestrutura, desafio que a gestão municipal tem enfrentando com investimentos em pavimentação, saneamento e mobilidade. “Em 2017, quando assumimos o primeiro mandato, a rede de esgoto alcançava apenas 7% do município. Hoje, são mais de 80% e seguimos confiantes em chegar a 100% em 2024”, disse o prefeito. Também citou que no início da gestão eram treze bairros sem asfalto. Hoje, o último, o Nova Independência, caminha para ser pavimentado em breve.

Também citou investimentos na captação e distribuição de água, com construção de novos reservatórios, construção da nova sede da autarquia que gerencia o sistema, o projeto dos viadutos na BR-376, cujas obras devem ser iniciadas em breve, e o investimento na nova prefeitura. “São 6 mil metros quadrados divididos em 4 pavimentos que concentrarão a maioria das secretarias, permitindo uma economia mensal de cerca de R$ 1,8 milhão com aluguéis, além de promover a acessibilidade e o conforto para cidadãos e servidores”, disse.

Anexos Lei 2116.2014