Julho
2023

Sarandi participa da Câmara Técnica da Amusep, criada para discutir políticas públicas e fomentar segmento

A primeira reunião da Câmara Técnica da Agricultura, criada recentemente pela Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), se reunirá no próximo dia 4, às 8h30, na sede da instituição, em Maringá. A instância vai concentrar debates sobre políticas públicas para o setor e avançar em projetos que contribuam para estimular atividades ligadas ao agronegócio.

O secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, participou de reunião que formalizou a instalação da Câmara Técnica, reafirmando a importância da iniciativa no contexto de segmento fundamental para a economia brasileira. “A agricultura e, por extensão, todo o agronegócio brasileiro, formam uma cadeia produtiva de extrema relevância para o país e o mundo”, disse.

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Estigarribia, participaram da formalização da Câmara Técnica, que realizará reuniões mensais, promovendo intercâmbio entre os municípios e buscando soluções conjuntas para problemas convergentes, a exemplo de outras estruturas do gênero já existentes na Amusep.

“Nossa cidade tem uma extensão territorial pequena em relação a outros municípios da região, mas contribuímos com a geração de emprego e renda no agronegócio”, disse o prefeito. Segunda dados do Departamento de Economia Rural (Deral), o Valor Bruto da Produção (VBP) do município em 2022 alcançou R$ 100 milhões. O VBP, entre outras contribuições para a economia, entra no cálculo do Fundo de Participação dos Municípios.

Anexos Lei 2116.2014