Março
2024

Prefeitura de Sarandi segue no combate e prevenção da dengue e aplica fumacê com bombas manuais

A Prefeitura de Sarandi segue com diversas ações de combate à dengue em todas as regiões da cidade. Nesta segunda, 18, a Secretaria de Saúde, por meio do setor de Endemias, iniciou a aplicação do fumacê, com bomba manual, em áreas com maiores índices de infestação do mosquito Aedes aegypti. A aplicação do inseticida, realizada por 7 servidores, acontece após às 18h. A ampliação da área de cobertura da ação já está em análise.

A estratégia utilizada consiste na aplicação de inseticida por meio do equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV), com bombas costais. Nesta etapa, serão contempladas a área do Jardim Cometa, que apresentou alto índice de infestação predial no último Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (Lira), realizado em janeiro deste ano. Após a aplicação, o inseticida aplicado tem tempo de ação de até 4 horas.

Recomenda-se que portas e janelas estejam abertas para maior alcance do agente químico. Além disso, para moradores que possuam animais domésticos, é orientado que realizem troca e limpeza de bebedouros de água dos animais e, em caso de pássaros, as gaiolas deverão ser cobertas. É válido ressaltar que, em humanos, o inseticida pode causar irritação no trato respiratório e olhos, sendo necessário manter distância na aplicação.

Mesmo com a utilização do equipamento, o trabalho de prevenção por meio da eliminação dos focos de reprodução do mosquito da dengue é a medida mais eficaz. Os inseticidas utilizados na aplicação de fumacê possuem efeito transitório, atingindo apenas mosquitos na fase adulta, com índice de mortalidade de 40%. Frear a reprodução dos mosquitos é a medida mais eficaz.

Desde o ano passado, a Prefeitura vem adotando medidas de combate ao mosquito. Foram realizados mutirões de agentes da saúde, ações de conscientização, intensificação de fiscalizações em terrenos, vistorias nas residências recolhimento de materiais e, na última sexta, 15, um arrastão com mais de 600 pessoas envolvidas recolheu cerca de 7 mil sacos de lixo com materiais que ofereciam riscos de reprodução do mosquito.

“Nossa luta é diária contra o mosquito. O município trabalha de forma conjunta entre as secretarias com o objetivo de eliminar os focos de reprodução. Entretanto, dependemos da colaboração de cada morador, que deve, de forma responsável, realizar o descarte correto do lixo, além de cuidar e vistoriar com frequência seu quintal’’, afirma o prefeito Walter Volpato.

Anexos Lei 2116.2014