2023

Relatório da GCM de Sarandi do primeiro semestre de 2023 aponta atendimento de 1731 ocorrências

No primeiro semestre deste ano, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sarandi contabilizou 1731 atendimentos, aumento de 49.6% em relação ao balanço de igual período de 2022, quando foram registradas 1157 ocorrências. “Aumento do efetivo, aplicação de protocolos de prevenção mais rigorosos e ações pontuais justificam o aumento dos números”, explica o superintendente da GCM, Fernando Ribeiro.

O prefeito Walter Volpato reforça que o balanço positivo das atividades da GCM é resultado dos investimentos em infraestrutura, tecnologia, qualificação e avanços em estratégias operacionais. “Esse esforço também valorizar o profissional e em breve vamos dar mais um passo importante nesse sentido, com a aprovação do plano de carreira, fundamental para que as atividades da guarda tenham ainda mais respaldo”, afirma

“Os números expressam a crescente capacidade da guarda em responder com a velocidade necessária à solicitações de intervenções, além de maior eficiência operacional em casos de emergência”, explica o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, David Souza. A implantação de mais um canal de acesso ao cidadão para acionar a GCM também explica o crescimento dos atendimentos.

Em 181 dias de serviço em 2023, foram patrulhados 78.543 quilômetros, em ações de prevenção, blitze, operações e ocorrência; 25,3 mil prédios públicos visitados e revisitados, apreendidos 116 kg de drogas, recuperados 37 veículos, cumpridos 23 mandados de prisão e 129 pessoas foram conduzidas à delegacia da Polícia Civil para averiguação. Também foram apreendidas duas armas de fogo, além das demais ocorrências dos mais variados tipos e grau de complexidade.

A Guarda Civil Municipal também atua dentro das exigências da Lei Maria da Penha, com unidade específica na prevenção e combate à violência contra a mulher.  A Patrulha Maria da Penha de Sarandi acompanha 148 medidas protetivas vigentes. No mesmo período do ano passado eram 148. Este ano já foram realizadas 577 visitas e a unidade segue com trabalho com veículo caracterizado especialmente para as atividades do gênero.

O secretário de Segurança lembra que os resultados positivos também são expressivos das ações conjuntas com as demais forças de segurança. “Atividades integradas com as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federam alicerçam esse balanço, que proporciona às pessoas um ambiente seguro, de mais tranquilidade. Continuamos atentos aos investimentos necessários e muito breve vamos anunciar novidades”, afirma David Souza.

Anexos Lei 2116.2014