Junho
2023

Rumo inicia roçada do entorno da linha férrea em Sarandi, depois de acumular multa de quase R$ 221 mil

A Rumo, empresa de logística que opera a rede ferroviária, iniciou a roçada do entorno da linha férrea no trecho em que corta Sarandi. Depois de seguidas multas, cujo valor acumulado alcança quase R$ 221 mil, e manifestação do Ministério Público em relação ao problema, a empresa finalmente decidiu cumprir sua responsabilidade. O tema seria levado pelo prefeito Walter Volpato à reunião da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), realizada nesta sexta, 2, mas a iniciativa da empresa adiou esse debate.

“A iniciativa da empresa, tomada sob pressão de multas e do Ministério Público, resolve apenas pontualmente o problema. Não podemos aceitar que a demanda se repita e nos obrigue a gerar multa e recorrer à justiça novamente. Se cabe a empresa executar a roçada sempre que a situação exigir, que ela faça isso. Além disso, não é só uma questão de responsabilidade, mas principalmente de segurança”, afirma o prefeito Walter Volpato. A roçada não invalida as multas. A empresa ainda não fez nenhum recurso contra elas.

Ao longo do ano, a prefeitura aplicou quatro multas contra a empresa, somando R$ 220.950,00. Seguidas notificações foram encaminhadas à empresa desde janeiro, cobrando a manutenção do entorno dos trilhos. Como não houve manifestação em relação ao cumprimento de sua responsabilidade, a empresa foi multada. Primeiro em R$ 14.730,00, dobrando na segunda multa (R$ 29.460,00). Uma terceira multa elevou o valor para R$ 59.920,00 e depois, R$ 117.840,00, totalizando R$ 220.950,00 no acumulado.

Anexos Lei 2116.2014