Vacinação contra a dengue é realizada em escolas de Sarandi

Ação é para intensificar a imunização de crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 15ª Regional de Saúde de Maringá iniciaram hoje (20), a vacinação contra a dengue no Colégio Estadual Cora Coralina, no Jardim Esperança. O objetivo é visitar todas as escolas municipais e estaduais, para garantir a imunização dos jovens entre 15 e 27 anos. As doses serão disponibilizadas nos períodos da manhã e noite, para o público dentro da faixa etária indicada pela campanha. Nesta etapa serão liberadas a 2ª e 3ª dose para quem já iniciou o esquema. “Essa campanha não tem mais ação de 1ª dose somente para quem já tomou a 1 e 2 dose para idade de 15 e 27 anos e vai até dia 27 de outubro”, esclareceu a Secretária de Saúde, Sandra Jacovós.

De acordo com a Chefe de Ações Estratégicas e Rede da 15ª, Bruna Tostes, a vacina é importante devido ao histórico de epidemias recorrentes na região, principalmente nesta época do ano. “A vacina é uma estratégia importante para diminuir a transmissão circulação do vírus, além das medidas de controle do mosquito que é o vetor”, afirma.

Contraindicação:

A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas em tratamento de câncer e portadores do vírus HIV. Quem estiver com febre, gripe ou pneumonia também não deve tomar a dose.

A Coordenadora da Imunização, Telma Santos, explica que é preciso tomar as 3 doses para ficar imune.  “Essa vacina protege contra os 4 sorotipos da dengue e assim é muito importante finalizar o esquema, tem pessoas que vão finalizar a 3 dose, pessoas que vão tomar a 2 dose.”, orienta.

Pontos de Vacinação

A imunização poderá ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) diariamente das 7h30 ás 13h até o dia 27 de outubro. Lembrando que é preciso apresentar documento com foto e a carteirinha de vacinação.

Anexos Lei 2116.2014

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)