Janeiro
2024

Entrega de tablets para Agentes de Saúde e de Endemias reforça investimentos em tecnologia

Na manhã desta quinta, 11, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) receberam tablets para agiliza trabalho de campo em cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O equipamento integra sequência de investimetnos da Secretaria Municipal de Saúde em tecnologia para valorizar trabalho dos servidores públicos, agilizar protocolos da atividade e qualificar a geração de dados.

Os 132 aparelhos, adquiridos com recursos próprios, representam investimento de mais R$ 170 mil, convergentes com outras aquisições na área de tecnologia, como computadores destinados a equipar as Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é ampliar e atualizar a base de dados, criar ambientes de trabalho mais eficientes e assim para proporcionar atendimento mais ágil e qualificado ao cidadão.

Presente na cerimônia, o prefeito Walter Volpato, acompanhado do vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, destacou que saúde se mantém sempre no topo da agenda de prioridades do município, como área fundamental para acolher investimentos que contemplem aspectos diversos. “Tecnologia também deve ser priorizada como instrumento de valorização do servidor e, mais importante, do cidadão”, disse.

O secretário de Saúde, Márcio Manoel, reforçou a importância dos investimentos. “O processo de digitalização dos protocolos da secretaria é um importante passo para a otimização dos serviços prestados à população. Além disso, também possibilita maior controle dos dados colhidos, o que permitirá a identificação mais rápida de problemas”, disse. “Além disso, a tecnologia favorece o trabalho dos agentes”, acrescentou.

Os dados colhidos durante o trabalho de campo serão registrados diretamente no sistema G-MUS, desenvolvido pela empresa vencedora da licitação e que já está em uso nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para agendamentos de consultas e demais procedimentos internos. O sistema proporciona mais qualidade de assistência ao cidadão, promove o controle e redução de gastos e proporciona interface amigável com as exigências dos protocolos legais.

O processo de implantação contará com capacitações para os servidores, de forma a prepará-los para aproveitar melhor a ferramenta e interagir com o sistema, além de cuidados com a manutenção do equipamento.  O cidadão pode ter certeza que nosso trabalho, e de toda equipe da saúde, não para no sentido de proporcionar atendimento cada vez melhor às pessoas”, finaliza o scretário de Saúde, afirma Márcio Manoel

Anexos Lei 2117.2014