Prefeitura de Sarandi transporta pacientes para cirurgia de catarata

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou na noite de ontem (14), 12 pacientes para fazer a cirurgia de catarata na cidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Atualmente a lista de espera para realizar o procedimento é de 480 pessoas. O aposentado de 70 anos, Eurides Gomes, descobriu a doença depois de fazer um exame de rotina, ele está indo operar o olho esquerdo. “Estou bem ansioso, quero que dê tudo certo pra que eu possa recuperar a visão logo”,relata. De acordo com a diretora da Secretaria de Saúde, Cida Betel, o município realiza 30 cirurgias por mês. “São três etapas, primeiro eles vão pra Campo Largo com os exames e o médico vai avaliar caso a caso. Logo em seguida, a cirurgia é agendada. Depois, eles retornam para fazer a operação e voltam ainda, uma terceira vez para fazer o acompanhamento”, explica. Todas essas viagens, não têm custo algum. Dona Maria do Carmo afirma que procurou um profissional particular e o valor do procedimento ficaria em torno de R$ 10 mil reais. “Se não fosse pelo Sistema Único de Saúde, eu jamais teria condições arcar com as despesas, provavelmente ficaria cega”, conta a pensionista. Além deste grupo, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu mais 13 vagas no Instituto do Ver em Maringá, onde foram escolhidos os pacientes que não teriam condições de viajar. O município também encaminhou 26 pessoas em um ônibus que vai para a capital do estado, onde será feito exames de diversas especialidades. A dona de casa, Síria Haubt, por exemplo, vai fazer uma consulta de rotina. Ela teve câncer no ouvido recentemente e agora retorna para acompanhar a situação. “Tanto a cirurgia, quanto o tratamento foi tudo pelo SUS, eles sempre me tratam muito bem”, afirma. Os pacientes devem retornam pra casa até o final do dia de hoje (16), uma nova viagem já está programada para o mês que vem.

Anexos Lei 2117.2014