Agosto

CMPIR promove eleição para conselheiros

foto: PEXELS

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR) realiza nesta sexta-feira (23) a eleição para novos conselheiros

No presente momento, o CMPIR se encontra no seu segundo mandato bienal, sendo agora o de 2017-2019, estando em processo de mudança para o terceiro mandato, 2019-2021, com a indicação da representação governamental e em processo de eleição da representação da sociedade civil, por voto de entidades/movimentos, que se inscrevem, mediante as normativas estabelecidas no Edital de Eleição.

Nestes quatro anos de atuação do CMPIR, o município de Sarandi já realizou duas Conferências Municipais de Promoção de Igualdade Racial. Outra ação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial é buscar fortalecer a conscientização da necessidade de fortalecimento dos movimentos de resistências existentes no município de Sarandi, assim como a divulgação dos seus trabalhos, bem como uma política de combate ao enfrentamento ao racismo social e institucional.

O CMPIR está em processo de discussão para a implantação de uma coordenadoria/diretoria/assessoria, enquanto órgão de apoio na promoção da igualdade racial e o fundo municipal da política de promoção da igualdade racial, que possibilitará que o município tenha condições de buscar recursos na esfera estadual e federal, para implantação e implementação de políticas afirmativa para a promoção da igualdade racial.

Uma das formas de fortalecer estas políticas é a participação de representantes do CMPIR nas reuniões do CONSEPIR (conselho estadual), que tem contado com o apoio do órgão gestor, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no empenho pessoal de seu secretário, Jair Carneiro.

Eleições

Cada instituição habilitada para votar, votará em 08 (oito) entidade/movimento, sendo por segmentos, e que será eleita como titular a entidade/movimento que obtiver o maior número de votos e ficará como suplente a segunda mais votada, em cada segmento.

A votação acontece no próximo dia 23 (sexta-feira), das 18h as 21h30 na Casa da Cultura.

Se encontram já habilitadas as seguintes entidades/movimentos:

- Falange Feminina Dandara dos Palmares

- Unidade Sarandiense pela Igualdade Racial – USIR

- Associação Novo Amanhã

- Pastoral Afro Brasileira

- Mitra Diocesana

- Batucada de Primeira

- A TEIA – Rap Movimento Hip Hop

- Associação de Capoeira Ginga e Mandinga

- ACIS (Associação Comercial de Sarandi)

Observando que outras entidades e movimentos poderão se inscrever até as 17h do dia 23/08, quando acontecerá a eleição da representação da sociedade civil, a partir das 18h30, na Casa da Cultura.

Informações cedidas pelo CMPIR (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) de Sarandi (João Francisco e Eliana dos Santos). Publicação: ASCOM (Assessoria de Comunicação)

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600
CNPJ: 78.200.482/0001-10
Sarandi-Pr./2024

Please publish modules in offcanvas position.

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)

Edital da Audiência Pública - PLOA 2025