Retrospectiva Histórica PROCON Sarandi-PR

 

2001 – No dia 08 de agosto de 2001, realizou-se no salão da Igreja Católica Nossa Senhora das Graças em Sarandi, reunião com a presença de 72 pessoas, ato em que foi fundada a Associação Sarandiense Defensora dos Consumidores – ASDC, e apresentou ao governo municipal a proposta da criação de um órgão do PROCON em Sarandi.

 


 

2007 – No dia 23 de dezembro de 2007, é criada a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON Sarandi/PR vinculada ao Gabinete do Executivo Municipal, pela Lei Municipal nº 162/2007. Neste ato, também foram criados o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECON, e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor – FMDC.

 


 

2008 – Ás 09 horas do dia 20 de novembro de 2008, é inaugurada a sede do PROCON Sarandi/PR, localizada na Av. Dom Pedro I, nº 336 - Jd. Independência. Neste mesmo dia, tem o início o atendimento aos consumidores com integração no sistema Estadual – DPC, com 188 registros de atendimentos até o fim do ano de 2008.

 


 

2009 – No dia 12 de janeiro de 2009 realizou-se a primeira audiência no PROCON Sarandi, e no dia 29 de julho de 2009, a primeira palestra sobre Direitos do Consumidor promovido pelo PROCON Sarandi, no auditório da Associação Comercial de Sarandi – ACIS. Foram registrados 214 atendimentos no DPC no ano de 2009.

 


 

2010 - Foram registrados 136 atendimentos no sistema DPC no ano de 2010. No dia 23 de março de 2011, são regularizados os procedimentos administrativos do PROCON Sarandi-PR através do Decreto Municipal nº 1.126/2011. Foram registrados 192 atendimentos no DPC no ano de 2011.

 

 


2012 – No dia 05 de abril de 2012, é regulamentada a dosimetria
paraapuração de valores das multas aplicadas pelo PROCON Sarandi, através da Portaria Municipal nº 001/2012. Na primeira ação de fiscalização, foram retirados quase 1 (uma) tonelada de alimentos impróprios ao consumo dos mercados de Sarandi, e as primeiras multas lançadas e recebidas, revertidas para o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor – FMDC. No dia 15/10/2012, o PROCON Sarandi promoveu a 2º palestra sobre Direito do Consumidor no auditório da ACIS. Foi criado o portal do PROCON Sarandi na internet que disponibiliza legislações, atuações do Órgão e demais informações da área consumerista. O PROCON Sarandi ocupou o 7º lugar no ranking de atendimentos entre os Procons Municipais do Paraná, com 2.456 registros de atendimentos no DPC no ano de 2012.

 

 


 

 

2013 – No mês de março de 2013, o PROCON Sarandi-PR transfere-se para nova sede da Rua Castro Alves, nº 952 – Jd. Independência. O PROCON Sarandi ocupou o 4º lugar no ranking de atendimentos entre os Procons Municipais do Paraná, com 5.657 registros de atendimentos no DPC no ano de 2013, e índice de resolução aproximada de 90% dos casos no pré-atendimento.

 


 

2014 – Ministério da Justiça e Procons lançam a plataforma “Consumidor.gov.br”, serviço público para solução de conflitos de consumo por meio da internet. O PROCON Sarandi ocupou o 4º lugar no ranking de atendimentos entre os Procons Municipais do Paraná. Foram registrados 6.204 atendimentos no DPC no ano de 2014, com o índice de resolução de 93,68% dos casos no pré-atendimento.

 


 

2015 – No mês de julho de 2015, ocorreu a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor – CONDECON, que resultou na aquisição de diversos equipamentos para o Órgão. O PROCON Sarandi ocupou o 6º lugar no ranking de atendimentos entre os Procons municipais do Paraná, com 5.075 registros de atendimentos no DPC no ano de 2015, com índice de resolução de 93,04% dos casos no pré-atendimento.

 


 

2016 – Foram registrados 5.063 atendimentos no DPC no ano de 2016, com índice de resolução de 92,32% dos casos no pré-atendimento.

 


 

2017 - No dia 28 de agosto de 2017, é autorizado o estabelecimento de consórcio entre os municípios de Maringá, Paiçandi, Mandaguaçu e Marialva para a criação do PROCON Metropolitano para ações em conjunto em caráter intermunicipal, através da Lei Municipal nº 2348/2017. No mês de novembro de 2017, foi realizada a primeira ação em conjunto entre o PROCON Sarandi e o PROCON Maringá, com o mutirão de renegociação de dívidas com instituições bancárias. No dia 21 de outubro de 2017, o PROCON Sarandi promove a terceira palestra sobre Educação Financeira nas escolas. O PROCON Sarandi ocupou o 3º lugar no ranking de atendimentos entre os Procon municipais, com 7.456 registros de atendimentos no DPC.

 

 


 

2018 - O PROCON Sarandi realiza, pela primeira vez, atividade em comemoração ao dia mundial do Consumidor (15 de março). Nos dias 13, 14, 15 e 16 de março de 2018 foram realizados blitz educativa, registro de reclamações, distribuição de material educativo nas feiras livres em parceria com o PROCON Maringá, e no dia 13 de março, o PROCON Sarandi realizou a quarta palestra sobre afixação de preços, na casa da cultura de Sarandi. A partir do dia 01 de julho de 2018, o PROCON Sarandi passa a utilizar nova plataforma de atendimento, Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – SINDEC, e integra a base nacional de Defesa do Consumidor. No mês de agosto de 2018, o PROCON Sarandi muda o horário de atendimento, que antes era fechado das 11:30h às 13h, então passa a atender ao público das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

 

 

 
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