Código de Conduta Ética
Construindo Confiança
Ações para Elaboração do Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do Poder Executivo do Município de Sarandi.
Ao pesquisar para elaborar o código de ética do Município de Sarandi, nos deparamos com as ações da Controladoria Geral do Estado de Goias visando ao mesmo objetivo.
Ao relatar sobre as ações realizadas para elaboração do código de ética deles, discorreram sobre o convite que receberam da Transparência Internacional para visitar a Dinamarca que por vários anos aparece como de menor percepção de corrupção no Índice de Percepção de Corrupção produzido pela Transparência Internacional. O que mais chamou a atenção ao conhecer o país? os “valores sociais compartilhados”, dentre eles, o mais importante - a confiança social.
A confiança contribui para a melhoria das relações humanas e impulsiona a execução de políticas públicas voltadas para o interesse público e o bem comum. A exemplo da Dinamarca, sociedades com alto nível de confiança entre seus cidadão e as instituições públicas possuem alto nível de bem estar social.
Goias traz um dado importante sobre a confiança do brasileiro uns nos outros, um grupo de cientistas sociais da World Values Surveys perguntou para alguns povos “você acha as pessoas confiáveis?”, apenas 9,5% dos participantes brasileiros disseram sim contra os 73,7% da Noruega - não estamos confiando uns nos outros.
Elaborar o código de ética é um primeiro passo na direção do aumento da confiança social, pois delineia condutas desejadas pelos agentes públicos no trato uns com os outros e entre eles e a população.
Mas confiança não é conseguida do dia para a noite, ela é construída e a construção se faz com a participação de todos.
Nessa esteira, o Município de Sarandi através de sua Controladoria Geral inicia as ações para dar o primeiro passo rumo a uma sociedade melhor e com mais confiança entre seus cidadãos e convida você AGENTE PÚBLICO para fazer parte dessa jornada.
Critérios para Participar da Comissão de Elaboração do Código de Conduta Ética.
Os servidores que se interessarem em fazer parte da comissão que irá elaborar o código de ética do Município poderão se inscrever nesta página no Formulário para Participação na Comissão, mas primeiro convidamos para ler os critérios para participação. Se por algum motivo você não poder participar - não se preocupe - a sua participação será muito importante na próxima fase.
Quem pode participar?
Qualquer agente público da Administração Direta e Indireta do Município de Sarandi. Preferencilamente que seja servidor efetivo, mas não é obrigatório.
Pode participar mais de um servidor por órgão?
Sim. Porém dependendo da quantidade de inscritos no órgão, será necessário realizar seleção entre eles.
Qual conhecimento preciso possuir para participar?
Não existe a necessidade de conhecimento específico para participar, porém, é recomendável que o (a) agente público (a) interessado (a) em integrar a Comissão de Ética esteja familiarizado (a) com os seguintes conhecimentos:
-
Proficiência em leitura, interpretação de texto e escrita;
-
Conhecimento básico do pacote libreoffice e/ou office (word, excel, powerpoint); e
-
Conhecimento básico em internet (pesquisa em diversas bases de dados).
Também é desejável que possua atitude proativa, bom relacionamento com os colegas de trabalho e traço de liderança.
Existe alguma vedação para participar?
Sim. O (A) agente público (a) interessado (a) em participar da Comissão não poderá ter sofrido penalidade administrativa no âmbito do Município nos últimos 5 anos.
Havendo mais interessados do que o número máximo de vagas, como será a seleção?
Após a finalização das inscrições, havendo número de interessados maior que o quantitativo de vagas disponíveis, os critérios de desempate serão:
O Agente Público nos últimos 24 meses ter capacitado-se na temática da ética aceitando-se: curso das escolas de gestão pública, disciplina na faculdade, módulo em programa pós-graduação, nesse caso deverá apresentar documento comprobatório.
Persistindo o empate mesmo quando aplicado o critério da capacitação e quando os interessados não possuírem curso na temática da ética, a seleção ocorrerá por meio de sorteio.
Quais serão as atribuições dos (as) integrantes da Comissão de Elaboração do Código de Ética e Conduta?
Participar da elaboração de questionário que será aplicado aos agentes públicos cujo resultado dos dados servirão para subsidiar elaboração do Código;
Fomentar a disseminação do questionário entre os agentes públicos de seu órgão de lotação consciencializando-os da importância de responder ao questionário sinceramente;
Esclarecer dúvidas que os respondentes possuírem no momento de preencher o questionário;
Auxiliar os servidores que não possuem afinidade com as ferramentas tecnológicas a responder o questionário a fim de conseguir a maior quantidade de participações possíveis;
Tratar e interpretar os dados coletados por meio do questionário extratificando os temas mais recorrentes para incluir no Código;
Elaborar o relatório estatístico com base nos dados coletados por meio do questionário, do órgão representado;
Participar efetivamente da elaboração do Código de Conduta Ética dos Agentes Públicos do Município de Sarandi; e Auxiliar na aplicação do Código de Conduta Ética, em seu respectivo órgão, após a aprovação.
Quem será responsável pela capacitação, condução e auxilio dos trabalhos da Comissão de Elaboração do Código de Ética e Conduta?
A Corregedoria Geral em Conjunto com a Controladoria Geral conduzirá as atividades que serão desenvolvidas pelos membros da comissão promovendo capacitações, realizando reuniões periódicas orientativas a fim de esclarece-los (las) sobre o tema desde as ações de elaboração do Código de Conduta Ética até a efetiva implementação no Município.
Período de Inscrição prorrogado até 02 de setembro de 2024.
FORMULÁRIO DE CADASTRO - ESTATUTÁRIO
FORMULÁRIO DE CADASTRO - COMISSIONADOS
Contato:
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: (44) 3126-9682
Ramais: 2192/2194