2019

PROCON Sarandi: 4º lugar no ranking estadual de atendimentos, índice de 95% na resolução dos casos e economia de R$ 10 milhões de reais aos cofres públicos

foto: Assessoria de Comunicação

O Procon Municipal de Sarandi, encerrou o ano de 2018 com 6.761 registros de atendimentos e em 4º lugar no ranking entre 63 Procons Municipais do Estado do Paraná, com base em dados dos sistemas SINDEC e DPC.

O Órgão também comemora outros saldos positivos; No mês de janeiro de 2018, o Órgão bateu o segundo maior registro mensal de atendimentos já contabilizados, desde o início de suas atividades. Outro destaque é que pela primeira vez, o Órgão alcança o índice de resolução de 95,31% dos casos. Desta forma, ao “retirar” do judiciário cerca de 6 mil ações, considerando que, segundo o recente Relatório Anual Justiça em Números do CNJ, o custo médio de tramitação de uma ação é de R$ 1.654,03, estimando-se que o Procon Sarandi foi responsável por uma economia aproximada de R$ 10 milhões de reais para o judiciário, além da própria redução da quantidade de ações que muitas vezes “engessam” a justiça.

Do montante de reclamações registradas no ano de 2018, a maioria está relacionada a Assuntos Financeiros como bancos, cartão de crédito, consórcio, financeiras, entre outros, com 40,02%, seguido de Serviços Essenciais como telefonia móvel e fixa, energia entre outros, com 39,85%.

No ano de 2018, o Procon Sarandi firmou convênio junto ao Procon Paraná e a Secretaria Nacional do Consumidor, e passou a utilizar nova plataforma de atendimento (SINDEC), o padrão de atendimento foi reformulado e otimizado, resultado na diminuição em quase 20% de processos administrativos, e no aumento no índice de resolutividade no pré-atendimento.

Ao longo do ano de 2018, o Órgão realizou diversas ações inéditas e positivas. Dentre as quais, a parceria de fiscalização com o IPEM - Instituto de pesos e medidas, blitz educativas nos bairros e visitas técnicas em parceria com o Procon Maringá, palestra na casa da cultura em parceria com a ACIS - Associação Comercial de Sarandi, campanha “De olho na validade” em parceria com a APRAS - Associação Paranaense de Mercados, implantação de nova plataforma de atendimento em parceria com a Senacom - Secretaria Nacional do Consumidor e PROCON Paraná, entre outros projetos que tiveram início no ano de 2018, além da mudança do horário de atendimento, que passou a ser de forma ininterrupta das 8h às 17h, sem fechar para o almoço.

Segundo o coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, os resultados obtidos, são devido à confiança e credibilidade do Procon Sarandi junto à população sarandiense e região, da dedicação e empenho da equipe do Órgão, além de parcerias institucionais inéditas, e principalmente do apoio do Prefeito Walter Volpato, que é imprescindível para a plena atuação do órgão.

O PROCON atende pelos telefones: (44) 3126-9506, (44) 3126-9508 e (44) 3042-3115 e está localizado na Rua Castro Alves, nº 952 – Jd. Independência – Sarandi/PR.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600
CNPJ: 78.200.482/0001-10
Sarandi-Pr./2024

Please publish modules in offcanvas position.

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)

Edital da Audiência Pública - PLOA 2025