Dezembro

Sarandi realiza Dia Nacional de Combate ao Mosquito da Dengue

Na manhã da última sexta-feira (30), a Prefeitura Municipal de Sarandi em parceria com o Departamento de Vigilância Sanitária realizaram uma panfletagem nos principais sinaleiros do centro de Sarandi conscientizando a população sobre os problemas que a Dengue podem causar.

Além das já conhecidas instruções de prevenção ao mosquito, a equipe pede para que os moradores colaborem com o sistema de prevenção que é realizado pelos agentes nas residências. Hoje o município conta com um quadro geral de 53 agentes, destes 20 foram contratados em 2017, na atual administração.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas. Há registro de transmissão por transfusão sanguínea.

Não há transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro, além da gestante estar mais exposta para desenvolver o quadro grave da doença, que pode levar à morte. Por isso, é importante combater o mosquito da dengue, fazendo limpeza adequada e não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, pneus ou outros recipientes que possam servir de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.

Em populações vulneráveis, como crianças e idosos com mais de 65 anos, o vírus da dengue pode interagir com doenças preexistentes e levar ao quadro grave ou gerar maiores complicações nas condições clínicas de saúde da pessoa.

Rafael Marri

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE SARANDI

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600
CNPJ: 78.200.482/0001-10
Sarandi-Pr./2024

Please publish modules in offcanvas position.

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)

Edital da Audiência Pública - PLOA 2025