2018

Semana de Mobilização e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Todos os anos o Brasil inteiro realiza no dia 18 de Maio um dia de campanha - “FAÇA BONITO”

O Símbolo: A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. Esse símbolo surge durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de 2009. Porém, o que era para ser apenas uma campanha se tornou o símbolo da causa, a partir de 2010. Para alcançar esse objetivo, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.

Curiosidade: O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 16 anos muitos municípios do nosso país. A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de Maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

Proposta: A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Chamada: O slogan Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescente quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Lei: Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Sarandi:
Em Sarandi, esse ano faremos uma semana de mobilização, queremos chamar a atenção da população para proteger nossas crianças. Essa semana contará com várias frentes de trabalho e eventos para que possamos refletir sobre os impactos destrutivos do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Todos os equipamentos da Assistência Social: CRAS, CREAS, CIAPS, CADASTRO ÚNICO e entidades sociais que trabalham com crianças e adolescentes estarão trabalhando essa temática com seus usuários.

Cronograma de Atividades:

Dia: 16 de Maio
Local: Câmara Municipal
Formação sobre “ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES” para servidores municipais, em especial aqueles que desenvolvam e trabalham com crianças e adolescentes.

Dia: 17 de Maio
Local: Salão Paroquial da Igreja São Paulo Apóstolo
Realização do “PRIMEIRO ENCONTRO DO EMPRESARIADO SARANDIENSE – PROTEGENDO O PEQUENO CIDADÃO”. O Objetivo desse encontro é iniciar uma conversa com os empresários e contadores do município, sobre a importância da doação do Imposto de Renda para destinação a projetos das entidades não governamentais que atendem crianças e adolescentes no município. No mesmo dia, aproveitaremos para falar sobre o Programa de Aprendizagem de Adolescentes e Jovens.

Dia: 18 de Maio
Local: Casa da Cultura
Encerramento da semana de mobilização. O evento é aberto ao público e terá apresentações culturais de crianças e adolescentes da rede social do município, além de palestras e apresentação das ações da cidade, nesta temática do abuso sexual, pelo Conselho Tutelar.

Rafael Marri

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600
CNPJ: 78.200.482/0001-10
Sarandi-Pr./2024

Please publish modules in offcanvas position.

Audiência Pública - PLOA 2025

A audiência Pública  acontecerá no dia 02/08/2024, às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Sarandi, localicada na Avenida Maringá, n.º 660 no Jardim Europa.  [LOCALIZAÇÃO] ... (Saiba mais...)

Faça sua sugestão para a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA, para o exercício financeiro de 2025. (Clique aqui)

Edital da Audiência Pública - PLOA 2025