2024

Com redução na procura, UBS Aurora deixa de atender como referência para sintomas da dengue

Após mais um mês de atendimentos voltados a sintomas iniciais da dengue, a partir desta quinta, 2, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Aurora deixará de atender como ambulatório referência. A suspensão das atividades de caráter ambulatorial se justifica pela queda expressiva na procura pelos atendimentos. Somente na última semana, a unidade registrou queda de cerca de 48% na procura por atendimentos. Em 40 dias de funcionamento, a unidade recebeu cerca de 3,2 mil pacientes com sintomas da doença.

O ambulatório iniciou atividades no dia 4 de março como parte da estratégia de enfrentamento da dengue, no contexto de aliviar o gargalo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade ambulatorial, que desde a sua instalação mantinha média de 400 atendimentos semanais, registrou apenas 209 atendimentos na última semana, queda de 47,7%.  A redução dos casos da doença, assim como índices de infestação do mosquito, na cidade está diretamente ligada às ações realizadas pelo município.

Estratégias como orientações aos alunos e pais da rede municipal de ensino por meio da Secretaria de Educação, limpeza, notificação, roçada e fiscalização de terrenos por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e frequentes mutirões, orientação e vitórias realizadas pela Secretaria de Saúde foram passos importantes no controle da epidemia da doença na cidade. Mas permanece a orientação para os cuidados rotineiros com recipientes que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito transmissor da doença.

‘’Quando todos trabalham juntos pelo mesmo objetivo, o resultado positivo é apenas uma consequência. Há vários meses nós estamos engajados para o controle da transmissão da doença no município. Mesmo com a redução dos casos, ainda não é hora de afrouxar as medidas. Cuidar da própria residência, realizar descarte correto do lixo devem ser feitas durante todo o ano, principalmente em épocas de chuva. Lutar contra o mosquito é papel de todos’’, afirma o secretário de Saúde, Márcio Manoel.

Ver mais Saúde, Noticias

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600