PROCON Sarandi orienta: compras de fim de ano

Faltando poucos dias para o Natal e a virada do ano, as compras no comércio se intensificam, são milhares de consumidores buscando produtos para presentear alguém ou a si mesmo, e com isso, aliado ao aumento de compras, infelizmente sempre temos um aumento de reclamações e é por isso que um consumidor mais atento pode evitar que as compras de fim de ano se transformem em pesadelo.

Nossa pesquisa, divulgada recentemente, de produtos da ceia de Natal já aponta que a diferença de preço entre itens iguais, porém em estabelecimentos diferentes, pode ultrapassar 100%, então a primeira dica diz respeito ao hábito de pesquisar preços antes de comprar. Caso cada consumidor adote tal prática, poderá economizar uma boa quantia.

Outra questão bastante recorrente em períodos festivos diz respeito à troca de produtos. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 49, o consumidor possui um período de até 07 dias para desistir da compra de um produto ou serviço, cancelando ou o devolvendo, sem custo algum. Ocorre que tal hipótese diz respeito a aquisições fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, por ligação, whatsapp, a domicílio e etc., produtos adquiridos dentro da loja não se enquadram nessa hipótese, sendo assim, é importante que o consumidor saiba, ao comprar um produto ou contratar um serviço, que a desistência do negócio não é obrigatória em regra geral, mas somente quando se dá fora do estabelecimento comercial.

O prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis (que se extinguem com o uso, como alimentos, por exemplo) e 90 dias para os bens duráveis (que têm consumo prolongado, como aparelhos celulares, eletrodomésticos). Exija sempre o documento fiscal, que comprova a relação de consumo e é essencial para efetuar uma reclamação.

Em relação aos meios de pagamento, o consumidor precisa estar atento, pois os comerciantes estão autorizados a praticar preços diferenciados para pagamentos em dinheiro ou cartão de crédito/débito. Ao optar pelo parcelamento, tire todas as dúvidas quanto ao número e valor das parcelas, taxa de juros ao mês e ao ano, encargos e o valor total do produto adquirido à prazo. Na hipótese de pagamento à vista, procure negociar um melhor preço.

Considerando a época do ano, há uma grande procura por brinquedos, a respeito deles, sempre confira se o produto possui o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a faixa etária indicada no selo. A certificação do Inmetro é importante, pois garante qualidade e segurança ao produto.

Em compras pela internet, informações como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço físico e canais de troca e atendimento devem estar visíveis no site, a ausência dessas informações já pode ser um indicativo de não ser um site confiável. Verifique se há cobrança de frete ou outras taxas e se o prazo de entrega atende as suas expectativas. Ao efetuar a compra, imprima ou salve em seu computador/celular a página do site com os dados e protocolo. Antes de enviar o número do seu cartão de crédito e dados pessoais, observe se a loja possui conexão de segurança (como endereço iniciado por https:// e cadeado ativado, por exemplo). Se é a sua primeira compra no estabelecimento, consulte plataformas que avaliam a reputação do lojista, como www.reclameaqui.com.br e o www.consumidor.gov.br.

De mesmo modo que é possível comprar online, também é possível reclamar online. Sempre indicamos a plataforma Consumidor.gov.br pois além de confiável, possui um alto número de resolutividade, permitindo aos consumidores resolverem a demanda sem sair de casa.

Caso o lojista não faça parta da plataforma, ou por outro motivo prefira registrar a reclamação conosco, é só entrar em contato em um dos nossos números e agendar atendimento. Lembrando que neste fim de ano atenderemos até o dia 22/12 e depois retornaremos no dia 04/01/2021.

Ver mais Noticias, Procon

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600