Sarandi recebe 'Prêmio Band Cidades Excelentes' por boas práticas de gestão

O prefeito de Sarandi, Walter Volpato, recebeu na noite desta terça, 18, em Curitiba, o Prêmio Band Cidades Excelentes (etapa estadual), que reconhece a evolução dos municípios na adoção de boas práticas de gestão pública. Sarandi venceu na categoria acima de 100 mil habitantes por indicadores relevantes em ordem pública e desenvolvimento socioeconômico. O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila. O concurso compreende todas as cidades brasileiras e no Paraná foi aberto à participação dos 399 municípios. Volpato participou do evento, realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, acompanhado do chefe de Gabinete, Diego Franco, e dos secretários Douglas Alexandre (Administração) e Juninho Volpato (Urbanismo).

A avaliação para escolha dos municípios vencedores ampara-se no ranking do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGM), plataforma desenvolvida pelo Instituto Áquila, reconhecida consultoria de reputação internacional. Com seis pilares, a ferramenta de inteligência artificial consolida 72 indicadores a partir de fontes públicas. Os pilares analisados são Educação, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Saúde e Bem-estar, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e Sustentabilidade. Foram os premiados municípios com evolução positiva dentro do respectivo pilar no período compreendido entre 2021/2024. "Nossa prioridade sempre foi construir uma cidade melhor e esse prêmio reconhece que avançamos nessa proposta", disse o prefeito Walter Volpato.

Sarandi, posicionada entre as 20 maiores cidades do Paraná, aplica estratégia de desenvolvimento focada no reforço da infraestrutura urbana, com avanço da rede de esgoto, que em 2017 cobria apenas 7% da cidade e hoje alcança cerca de 85%, pavimentação e recuperação asfáltica, construção do Novo Paço Municipal, proporcionado economia de cerca de R$ 1,8 milhão/ano com pagamento de aluguéis e implantação de dois viadutos sobre a BR-376, ampliando a conexão Norte-Sul da cidade. Também já estão projetadas a construção de duas novas creches, 6 UBSs e dois colégios estaduais. Avanços também são registrados no esporte, desenvolvimento econômico, mobilidade urbana e, convergente com o prêmio, na segurança, onde o município registra um conjunto de avanços, tendo a Guarda Civil Municipal.

Ampliação da frota de viaturas, aumento do efetivo, com a incorporação de novos agente, novos uniformes, reforço do armamento, centro de monitoramento com câmeras e investimentos em estratégias de prevenção e repressão à criminalidade destaca a GCM, reconhecida como referência em capacidade e eficiência operacional. Sarandi também se tornou sede do 32° Batalhão Metropolitano de Polícia Militar e o município já doou terreno para construção do quartel da instituição. "O conjunto de avanços justifica esse prêmio, que divide com todos os servidores e, especialmente, com os sarandienses, cuja determinação e trabalho fazem de Sarandi não apenas uma cidade grande no tamanho, mas grande também na capacidade de superar desafios", disse Walter Volpato.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600