2021

Agentes da Guarda Municipal de Sarandi participa de palestras sobre Saúde Mental

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança Pública, elaborou junto ao Sindicato dos servidores Municipais de Sarandi, uma palestra sobre Saúde Mental para os agentes da Guarda Municipal da nossa cidade, pois diante dos cenários a qual os agentes são expostos, principalmente no que tange o atendimento de ocorrências diárias, apresenta um cenário preocupante, já que a Saúde Mental na Segurança Pública deve ser muito debatido e comentado pelas mídias locais e nacional. Assim, diante desta preocupação com a saúde mental de nossos agentes da Guarda Municipal, o Secretário Municipal da SEMUTRANS David de Souza Cruz, juntamente com o Superintendente Fernando Ribeiro de Souza, em reunião junto ao Sindicato Municipal, elaborou uma palestra sobre a saúde mental aos profissionais de Segurança Pública da Guarda Municipal, a qual fora ministrada pela Psicóloga Daniela Rocengholli.

A palestra foi dividida em duas turmas, afim de respeitar os Decretos vigentes, sendo realizados nos dias 20 e 21 de maio, das 08h30 às 11h, a qual alcançou o número de 50 agentes da Guarda Municipal no total. Na palestra, a Psicóloga Daniela apresentou os principais fatores de alterações psicológicas dos servidores da Segurança Pública, trazendo como exemplos, vulnerabilidades pessoais, situações de estresse no trabalho, convívio permanente com a morte e a violência, jornadas de trabalho extenuantes, falta de descanso adequado, falta de lazer e de convívio com a família, depressão, síndrome de burnout, síndrome do pânico, estresse pós-traumático e fácil acesso a armas de fogo que são muitas vezes o impulsionador dos fatores depressivos dos agentes de Segurança Pública.

Portanto, pensando na saúde mental dos agentes da Guarda Municipal, a SEMUTRANS, juntamente com a psicóloga Daniela, apresentou novas perspectivas a cerca de tais assuntos relacionados a saúde mental, abordando de forma profissional e sensível o tema e seus sintomas aparentes, que pode muitas das vezes, indicar um alerta a instituição e seus agentes.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600