Maio
2024

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa na segunda, 27, em crianças menores de 5 anos

Na próxima segunda, 27, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Saúde, irá realizar a aplicação dos imunizantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em crianças menores de 5 anos. A campanha também contará com a realização do ‘Dia D’, em 8 de junho, também em todo o Brasil. O objetivo é facilitar o acesso ao imunizante, aumentando a cobertura vacinal.

Para se vacinar, basta ir até a UBS de referência, junto do responsável, portando carteirinha de vacinação e documento com foto. As UBSs realizarão a aplicação dos imunizantes de segunda à sexta, das 8h às 16h, com exceção da unidade Vale Azul, que realizará a aplicação das vacinas todas as quartas, das 8h às 15h. No ‘Dia D’, 8 de junho, estarão abertas as UBSs Aurora, Flores, Independência e Monte Rey, das 8h às 15h, para a aplicação dos imunizantes. Todas crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias devem se vacinar.

Conhecida também por pólio ou paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes. O último caso no país foi registrado em março de 1989, na cidade de Sousa, na Paraíba. Após intensificação das campanhas de vacinação, nenhum outro caso foi registrado no país. É válido pontuar que a única forma de evitar a doença é por meio da imunização.

Os sintomas mais comuns da doença são febre, mal-estar, dores na cabeça, garganta e corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite. Caso apresente estes sintomas, procure atendimento médico.

Ver mais Saúde, Noticias

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600