Junho
2023

Conferência avança nos esforços para execução de políticas públicas de segurança alimentar

A realização da II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada em Sarandi nesta terça, 27, marcou etapa importante na formação do conselho segurança alimentar local. Também oportunizou debate e avanços na definição de estratégias convergentes com a política nacional de promoção da nutrição e saúde. O evento foi promovido pela Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o governo estadual.

“Entre tantas demandas da gestão pública, o acesso a alimentação de qualidade e em quantidades necessárias, tanto no aspecto de volume quanto de nutrientes, deve ser sempre uma prioridade absoluta. Não se admite a defesa de uma sociedade justa e equilibrada sem a atenção a esses objetivos, que devem envolver todos”, disse o prefeito de Sarandi, Walter Volpato, durante o evento. “Segurança alimentar e nutricional deve estar sempre no topo das prioridades”, acrescentou. O vice-prefeito, Wlademir Garbúggio, também participou da abertura do evento.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Antoni Estigarribia, sublinhou a importância do debate e a oportunidade do município avançar na consolidação de uma política efetiva de promoção da segurança alimentar como recurso fundamental para proporcionar bem estar e qualidade de vida. “Damos passos importantes nesse sentido e reunir pessoas e entidades interessadas no tema demonstra que a questão é de extrema relevância na agenda da sociedade”, disse.

A conferência trouxe a Sarandi representantes de outros municípios da região, que também preparam eventos próprios para debater o assunto e formar seus comitês gestores. A agenda é convergente com o fortalecimento da gestão intersetorial de articulação entre os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) para a execução da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. O esforço também busca envolver a sociedade civil organizada.

A organização do evento contou com a participação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, representada pela professora Marilze Brandão Assis, também coordenadora da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Maringá. Pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, importante destacar o trabalho da coordenadora de Geração de Renda, Sara Godoi no sucesso do evento, e de sua equipe.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600