2023

Em encontro do Comitê Terra Roxa, com representante de Sarandi, é apresentado programa Paraná Produtivo

O Comitê Terra Roxa segue com reuniões para discutir temas de relevância no contexto do desenvolvimento regional. No encontro desta semana, realizado no último dia 27 no auditório do Sebrae de Maringá, foi abordado a coordenação das câmaras técnicas e apresentado o programa ‘Paraná Produtivo’. Sarandi foi representado no evento pela diretora de Geração de Trabalho, Renda e Turismo, Sara Godoi, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que integra o comitê.

Idealizado e coordenado pelo Sebrae, o Comitê Terra Roxa reúne representantes de entidades da sociedade civil organizada, de municípios, de instituições de ensino superior e de centros de pesquisa, entre outros. O colegiado se dedica a debater temas convergentes com os interesses regionais e construir ciclos de prosperidade, considerando as particularidades regionais. Os objetivos são convergentes programa Programa Paraná Produtivo, do governo estadual,

No encontro, a assessora do programa, Daniela Schlogel, detalhou as características da iniciativa, como o Banco de Informações Regionais, com dados atualizados de indicadores de desenvolvimento das 15 regionais já mapeados. São 60 indicadores distribuídos em 11 áreas de desenvolvimento regional, que englobam demografia, educação (básica, superior e indicadores educacionais), geração de riqueza, saúde, empregos, estabelecimentos, agropecuária, infraestrutura e indicadores sociais.

O destaque fica para o nível de detalhamento das informações constantes nesse banco de informações, que podem tanto ser buscadas a partir de um segmento, como pela região escolhida, com acesso fácil a cada município também pelo mapa do Paraná. Além disso, séries históricas estão disponíveis para todos os indicadores, o que revela a evolução dos números através de anos e décadas. O programa foi criado pela Secretaria de Estado do Planejamento.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600