Junho
2024

Novas viaturas reforçam capacidade operacional da GCM de Sarandi e van amplia frota da educação

Na manhã deste domingo,16, solenidade realizada na Praça dos Pioneiro, centro da cidade, marcou a entrega de 7 viaturas para a Guarda Civil Municipal (GMC) e 1 van para a Secretaria de Educação, totalizando investimento de quase R$ 1,9 milhão. Das 7 viaturas, 5 foram adquiridas com recursos próprios e duas viabilizadas por meio de programa do governo federal. A fonte de recursos para compra da van também é próprio. Desde o início da gestão, em 2017, foram adquiridos cerca de 200 veículos, entre carros, motos, caminhões, tratores e máquinas, reforçando, ampliando e mordernizando a frota.

As 5 Renaut modelo Duster transformadas e adaptadas para operarem como viaturas, adquiridas via licitação na modalidade pregão, foi vencida pela empresa Open Veículos, de Cascavel, ao custo de R$ 170 mil a unidade, totalizando R$ 850 mil. As camionetes Mistsubishi modelo L200 Triton são oriundas do governo federal, via Ministério da Justiça e Segurança Pública no valor unitário de R$ 313.406,00, totalizando R$ 626.812,00. As camionetes, igualmente adaptadas para as atividades específcas da Guarda Civil Municipal, chegam ao município como parte do Programa Nacional de Segurança nas Escolas.

"Hoje, reforçamos aqui, mais uma vez, nosso compromisso com a segurança, com a valorização da Guarda Civil Municipal, fundamental no conjunto das forças que atuam na prevenção e no combate a criminalidade, juntamente com as polícias Civil e Militar", disse o prefeito Walter Volpato, lembrando que já está em fase final os proejtos para início da construção do quartel da GCM e do centro de ensino da instituição. Destacou também a entrada em operação o 32º Batalhão Metroopi de Polícia Militar, com terreno já doado pelo município para construção do quarte da instituição, e a futura Delegacia Cidadão.

Volpato elencou os avanço do município no fortalecimento da infraestrutura, com pavimentação e rede de esgoto, já alcançando mais de 85% da cidade. Em 2017, início da primeira gestão, esse percentual era de 7%. "O sistema de sanemaneto, com melhorias importantes também na captação, reservação e distriuição de água, são decisivos para a verticalização da cidade, ou seja, a construçãod e prédios, que muda a dinâmica da ocupação urbano, trazendo modernização, oportunidades de investimentos e, em consequência, mais empregos", disse o prefeito. Volpato citou ainda os novos viadutos em construção na BR-376 e o novo Paço Municipal.

O vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbúgio, disse que a cidade deixou no passado a referência de cidade insegura. "Hoje, não somos apenas um dos 20 maiores municípios paranaenses, mas também um dos mais seguros, onde não apenas é bom morar, mas também uma cidade que oferta oportunidades e, portanto, onde é muito bom para se investir", disse. O presidente da Câmara de vereadores, Eunildo Zanchin, destacou os investimentos da gestão em segurnaça, valorizando a parceria com o governo municipal. Assim, juntos, vamos construindo uma cidade melhor para todos, com mais segurança e oportunidades", disse.

A comandante da GCM, Alessandra Godart Rosa, reconheceu a importância dos investimentos do município no fortalecimento da instituição, apontando que, com reforço da infraestrutura, especialmente da mobilidade, amplia-se a capacidade operacional no sentido de prevenção, com patrulhamento mais intensivo. O secretário de Educação, Antonio Del Nero, disse que os avanços na área de transporte escolar seguem contínuos e a van, adquirida com recursos próprios, reforça a frota da pasta e proporciona mais segurança e conforto para alunos e servidores.

Também participaram do evento a primeira-dama, Lúcia Violpato, os vereadores Gil, Balako e Ireni Moura, os secretários Juninho Volpato (Urbanismo), Cithya Gimenes (Assistência Social), Antoni Estigarribia (Desenvolvimento Econômico), Sidnei Gremes (Fazenda), Elsângela Freitas (Controladoria), Douglas Alexandre (Administração), Jairo Locatelli (Sejuv), David Cruz (Planejamento), Flávio Silva (Meio Ambiente), Aristides Mossambani, presidente da Asociação da Micro e Pequena Empresa de Sarandi (Ampec), Lucas Mendes, rpresentante da Secretaria de Mobilidade (Semob), de Maringá, e representantes da GCM de Maringá e da Polícia Militar. Os deputados estadual e federal, Maria Vitória e Ricardo Barros, foram representados por assessores.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600