Janeiro
2023

Volta às aulas: PROCON Sarandi divulga pesquisa de material escolar e presta orientações

O PROCON Sarandi realizou uma pesquisa de preços de itens de material escolar em papelarias e lojas da cidade. O levantamento de preços realizado entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26), de 32 produtos entre marca de referência e o de menor preço independente de marca, revelou uma variação média total dos preços de 113,57%.

Segundo o Órgão, foi constatado diferenças de preços que chegaram a 454% como, por exemplo, no caso do item régua plástica de 30cm, que pode ser encontrado por R$ 0,72 a R$ 3,99. O apontador de 1 furo com depósito registrou uma diferença de preço que chegou a 362%, sendo encontrado por valores de R$ 1,08 a R$ 4,99 (Veja a pesquisa completa no link ao final da matéria).

A orientação do coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, para os pais é estarem atentos às exigências de materiais que não competem ao aluno comprar, tais como, cartucho e toner para impressora, papel higiênico, copos descartáveis, materiais de limpeza e outros itens de uso coletivo conforme dispõe a Lei federal nº 12.886/2013, pois os custos desses itens devem ser apontados no cálculo das semestralidades ou anuidades escolares (Confira a lista de itens não obrigatórios no link ao final). “Outro detalhe é sobre a quantidade de materiais exigidos, a escola deve apresentar justificativa aos pais e também não podem, em hipótese alguma, obrigar materiais escolares pela marca. É direito do consumidor optar pela marca de sua preferência. Reforçamos a orientação aos consumidores para sempre exigir a nota fiscal e realizar a pesquisa de preços para economizar. O uso do aplicativo Menor Preço desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria da Fazenda, pode ajudar os usuários a descobrir como e onde economizar nas compras” conclui o coordenador.

O PROCON Sarandi está a disposição dos munícipes no atendimento de dúvidas, reclamações e denúncias através do fone (44) 3126-9508, de seg a sex das 8h às 11h e das 13h às 17h em dias normais, ou pelo Fale Conosco no link: www.sarandi.pr.gov.br/web/procon/fale-conosco.

Confira a pesquisa de material escolar no link: https://tinyurl.com/4bwucf54

Confira a lista de itens não obrigatórios no link: https://tinyurl.com/mpkda7cd

Ver mais Noticias, Procon

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600