Junho
2023

Censo fecha população de Sarandi em 118.455 habitantes e cidade mantém dinâmica de crescimento sustentado

A prévia do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em relação a Sarandi, de 126.057 habitantes, não se confirmou, e o número cravado, divulgado nesta quarta, 28, ficou em 118.455. Em relação ao número do último censo, de 2010, o município, então com 82.842 habitantes, cresceu mais de 42%. A cidade permanece entre as 20 mais populosas do Paraná e que apresenta crescimento intenso e contínuo.

O número do IBGE, contudo, é visto com desconfiança pelo prefeito Walter Volpato, que acredita que a cidade tenha bem mais habitantes. Cita como exemplo o número de ligações de água, cerca de 51 mil, para avalizar sua dúvida. “Numa conta simples e razoável, é de se supor que em cada uma dessas moradias conectadas à rede distribuidora de água, tenha três moradores. Então, seriam 150 mil pessoas”, justifica.

Técnicos do IBGE estiveram no município antes da divulgação oficial do censo e anteciparam que a prévia inicial, de 126.057 habitantes, não seria alcançada. Mas a expectativa era exatamente contrária a essa e se baseava, como continua a ser, não apenas no número de ligação de água, mas também de energia e cadastro imobiliário. Mas, enfim, a cidade continua a crescer.

O prefeito reconhece, no entanto, que Sarandi mantém sólida dinâmica de crescimento, mantendo uma longa história de adensamento demográfico que remonta a instalação do município, no início da década de 1980. Ao longo daquela década, o município pontuou entre as cidades brasileiras com maior crescimento populacional. “Essa rápida expansão demográfica criou muitos problemas no espaço urbano”, reconhece o prefeito.

A ocupação desordenada atropelou parâmetros importantes da vida em comunidade, como pavimentação e rede de água e esgoto, para ficar nos exemplos mais relevantes, achatando a qualidade do ambiente urbano. A constante falta de água, reclamações sobre barro e o uso de fossa para descarte de esgoto formava cenário de desalento até início de 2017, quando um amplo projeto de reorganização da cidade foi iniciado.

A rede coletora de esgoto avançou de 7% para mais de 80%, com previsão de chegar a 100% no final de 2024, ano em que o asfalto terá coberto todas as ruas e avenidas do município. A atualização do Plano Diretor em 2022, documento fundamental para disciplinar a ocupação urbana, amplia o roteiro de ações para redesenhar o perfil social e econômico do município a partir do crescimento sustentado.

Com relação ao sistema de fornecimento de água, tocada pelo município com uma autarquia, os investimentos se concentraram na construção de cinco novos reservatórios e reforma da rede de distribuição, com a troca de canos e ampliação da rede. Mais de 100 km de rede de distribuição tiveram canos de bitola estreita trocadas por sistema mais robusto, seguro e maior vazão, deixando no passado a rotineira falta de água.

“Nossos avanços na infraestrutura urbana são convergentes com o crescimento da cidade. Estamos entre as 20 maiores cidades do Paraná e seguimos confiantes em manter os investimentos necessários para fazer de Sarandi uma das melhores cidades do Estado”, resume o prefeito, que cita um conjunto de obras para avalizar sua confiança, o que inclui a nova prefeitura, em fase de construção e com previsão de entrega para o primeiro trimestre.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600