Junho
2024

Novas viaturas para a Guarda Municipal e veículo para Educação somam quase R$ 1,9 mi em investimentos

A Prefeitura de Sarandi, por meio da Secretaria de Transporte, Trânsito e Segurança (Semutrans), vai reforçar a capacidade operacional da Guarda Civil Municipal (GCM), incorporando 7 novas viaturas a frota da instituição, reconhecida como uma das mais bem preparadas unidades do gênero. Na solenidade de apresentação do novos veículos, agendada para a manhã deste domingo, 16, às 9 horas, na Praça dos Pioneiros, centro da cidade, também será entregue à comunidade uma nova van da Secretaria de Educação. "Reforçar a infraestrutura dessa instituição que tanto nos orgulha com um trabalho corajoso e eficiente, é sempre motivo de muito orgulho", afirma o prefeito de Sarandi, Walter Volpato.

Serão entregues 5 Renaut modelo Duster transformadas e adaptadas para operarem como viaturas, adquiridas via licitação na modalidade pregão, vencida pela empresa Open Veículos, de Cascavel, ao custo de R$ 170 mil a unidade, totalizando R$ 850 mil, e 2 camionetes Mistsubishi modelo L200 Triton oriundas do Governo Federal, via Ministério da Justiça e Secretaria Nacional de Segurança Pública, no valor unitário de R$ 313.406,00, totalizando R$ 626.812,00. As camionetes, igualmente adaptadas para as atividades específcas da Guarda Civil Municipal, chegam ao município como parte do Programa Nacional de Segurança nas Escolas. A van da Secretaria da Educação, no valor de R$ 400 mil, foi adquirida com recursos próprios.

Os investimentos em segurança, referendados na Guarda Civil Municipal, são contínuos e alcançam os mais diversos aspectos da instituição, uma das mais reputadas do pais pela capacidade operacional, expressa em protocolos, treinamento e infraestrutura, aumento do efetivo, aquisição de novos uniformes, viaturas e armamentos e está concluído de projeto o novo quartel para instituição, que inclui centro de ensino. No contexto da segurança, tema prioritário para a gestão municipal, importante lembrar a criação e instalação na cidade do 32º Batalhão Metropolitano da Polícia Militar. O município já doou terreno para a construção do quartel da corporação.

Além desse avanço para a Polícia Militar, a gestão municipal refina detalhes para implantação da Delegacia Cidadã, também com terreno já disponível para construção das instalações, com salas para receber, separadamente, vítimas, agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos. "Temos muitos avanços a contabilizar em relação a segurança pública, naquilo que nos compete enquanto gestores públicos e na busca de parceria com os governos estaduais e federais para proporcionar os investimentos necessários para criar, prevenir e reprimir a criminalidade, proporcionando ao cidadão um ambiente tranquilo e seguro", afirma o prefeito.

Prefeitura do Município de Sarandi-Pr.
Rua: José Emiliano de Gusmão, 565 - Centro
CEP. 87111-230 Fone/Fax: (44) 3264 - 8600